Iniciadas as fundações para a construção do Shopping Popular
Itabuna dá um decisivo passo para concentrar as atividades do comércio ambulante e informal em um só espaço. Nesta quinta-feira foram iniciadas as fundações da obra de construção do Shopping Popular, na Praça João Pessoa, no centro, com a abertura de 43 buracos com três metros de profundidade para as sapatas, um bloco de concreto armado que são a parte inferior dos alicerces e sustenta toda a estrutura do prédio que terá três pavimentos.
De acordo com o engenheiro Isaac Soares, o próximo passo será a concretagem dos buracos para dar sequenciar as fundações. “As fundações respeitam o padrão estabelecido de acordo ao terreno estudado, através de sondagens. Nosso trabalho é minucioso e está sendo executado com fiscalização da Prefeitura”, diz o engenheiro. As obras de construção do Shopping Popular de Itabuna atende à determinação do prefeito Claudevane Leite de garantir boas condições para o comércio ambulante e dignidade para os vendedores autônomos.
Com o Shopping Popular, a atual administração vai encerrar a ocupação irregular de calçadas, passeis e áreas do centro da cidade pelos comerciantes informais residentes no município, a maioria cadastrados na Associação dos Ambulantes de Itabuna, que serão beneficiados com um box de medidas padronizadas. O prédio terá 2.258,19 m² de área construída, com o acesso facilitado através de rampas, além de 140 boxes individuais, praça de alimentação, auditório e seis conjuntos sanitários de acordo o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins.
A Prefeitura vem atuando para o ordenamento do comércio informal, desde o ano passado o que incluiu a colocação de toldos na Praça Adami para os comerciantes informais retirados dos passeios da Avenida do Cinquentenário, que ali permanecerão até que as obras sejam concluídas.